brasao-do-brasil-republica-1
Ordem dos Músicos do Brasil
Conselho Regional do Estado do Rio de Janeiro
A INSTITUIÇÃO


A Ordem dos Músicos do Brasil foi fundada pela apelação de grandes Músicos da década de 1960, nos quais antes de sua fundação, esses músicos precisavam andar pelas ruas com um documento expedido por um Delegado de Polícia, isso para não serem presos por vadiagem, algo que aconteceu com grandes mestres como Cartola, Pixinguinha, e outros nomes da Música Popular e Erudita, e acreditem, esse documento era o mesmo emitido às prostitutas na época, sem desmerecer a ninguém, mas convenhamos que era um fato envergonhável por parte dos músicos.

Até que um dia, um músico Paraibano reconhecido no mundo inteiro chamado José Siqueira, que regeu orquestras nos mais importantes Países do mundo, elaborou um projeto que desse dignidade ao músico, no qual criaria um documento que provasse que o músico era um trabalhador. E assim, apresentou este projeto a outro gênio, Dilermando Reis, um dos maiores violonistas da historia da Música do Brasil, e que por um acaso, dava aulas de violão no Palácio do Catete para o então Presidente na época, Juscelino Kubitschek.

Dilermando explicou ao Presidente o estado de degradação que o Músico brasileiro vivia, e Juscelino, que sempre foi apaixonado por música, atendendo ao pedido de Dilermando marcou uma reunião para que José Siqueira apresentaste o projeto. Então José Siqueira, com toda sua inteligência, teve uma ideia o tanto inusitada, ele reuniu a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, do qual ele foi fundador, as 8 horas da manhã em frente ao Palácio do Catete,  e quando o Presidente Juscelino estava acordando, a Orquestra tocou a Música que é até hoje a Música símbolo do então Presidente, “Peixe Vivo”.

E assim, sem demora, criou-se a Ordem dos músicos do Brasil, através da Lei 3.857 em 22 de dezembro de 1960, sancionada pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

  • A OMB é uma autarquia federal, brasileira, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pela lei 3.857 em 22 de dezembro de 1960, com o intuito de preservar, fiscalizar, e regulamentar a profissão de músico no Brasil.

  • Adota-se o termo músico, quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente a música, em caráter profissional ou amador, exercendo função como a de tocar um instrumento, escrever arranjos, compor, reger, ou ainda lecionar no campo da terapia musical.

  • Quando um músico não tem formação acadêmica, é chamado de músico popular, o famoso músico autodidata.

  • A carteira da OMB é um documento que tem fé pública em todo o território nacional.

  • A Ordem dos Músicos é composta pelo Conselho Federal e seus Conselhos Regionais, dotados de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e patrimonial, exercendo a sua jurisdição em todo o País através do Conselho Federal estabelecido em Brasília.

  • A OMB, como qualquer outro órgão do Governo, é obrigada anualmente a prestar contas ao Tribunal de Contas da União.


quer ler a lei que originou a omb? clique aqui!